Editorial de versão portuguesa
A ACVC, um ramo da European Society of Cardiology (ESC), publicou o TOOLKIT como ferramenta para
auxílio na difícil tarefa de diagnosticar e tratar doenças cardíacas agudas, não apenas por cardiologistas mas também por não-cardiologistas que lidam com estas patologias nos serviço de urgência e em unidades de cuidados intensivos.
Esta ferramenta foi elaborada tendo por base as recomendações da ESC e outras sociedades científicas.
À semelhança das traduções para outras línguas efetuadas por outras sociedades nacionais, também a Sociedade Portuguesa de Cardiologia entendeu ser de todo o interesse a sua tradução para o português, tornando a ferramenta mais acessível não apenas em Portugal mas também para todos os países de língua oficial portuguesa que podem beneficiar com a utilização desta ferramenta. A tradução foi efetuada por diversos cardiologistas com interesses e competências reconhecidas dentro de cada uma das áreas referidas no documento.
A versão agora traduzida foi publicada em 2015, pelo que não reflete as ligeiras alterações que entretanto foram introduzidas em recomendações mais recentes da ESC. Assim, recomendamos a leitura adicional das últimas recomendações publicadas.
Esperamos que esta tradução seja uma ajuda para quem lida diariamente com doentes agudos do foro cardíaco, permitindo homogeneizar conceitos, linguagens, práticas diagnósticas e terapêuticas.
Agradecemos o interesse e o apoio da ACVC que permitiu a realização da presente tradução.
Ana Teresa Timóteo, M.D., PhD., FESC,
Editor Principal da tradução Portuguesa
Um instrumento estratégico
Os clínicos que tratam de doentes com doenças cardiovasculares agudas continuam a ter dificuldades na tomada de decisões clinicas à cabeceira do doente. Apesar dos avanços major neste campo, somos ainda confrontados com dificuldades clinicas e logísticas na abordagem de doentes de alto risco com importantes variações na qualidade de cuidados entre diferentes centros, regiões e países.
Persiste também uma mortalidade após a alta significativa em doentes com síndromes coronárias agudas e outros síndromes agudos cardiovasculares. Em linha com a missão de melhoria da qualidades dos cuidados e resultados em doentes com doenças cardiovasculares agudas, a ACVC desenvolveu o Toolkit – Ferramenta para Tomada de Decisão Clinica que será um instrumento-chave para que os clínicos tomem a melhor decisão clinica à cabeceira do doente com doenças cardiovasculares agudas.